A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Exibição do Doc. “Henrique De Malaca, um Malaio e Magalhães”

Detalhes

Data:
Outubro 17
Hora:
21:30 - 23:00
Categoria de Evento:
Bilhetes:
www.bang.pt

Local

Bang Venue
Praça Dr. Alberto Manuel Avelino nº1
Torres Vedras, Lisboa 2560-284 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
261317911
Site:
www.bang-venue.com
Documentário “Henrique De Malaca, um Malaio e Magalhães”. Em estreia na Bang Venue. Conta com a presença do historiador Paulo Sousa Pinto, o actor Victor Gonçalves e o realizador Pedro Palma.
Entrada livre. Quinta-feira, dia 17 de outubro às 21:30
 
STORY LINE
Documentário sobre Henrique de Malaca, o servo de Fernão de Magalhães, no contexto da primeira viagem de circum-navegação. O documentário aborda a possibilidade do Henrique ser o primeiro homem a completar a volta ao mundo, após a morte de Fernão de Magalhães na batalha de Cebu, Filipinas.
 
SINOPSE
Após a conquista da cidade de Malaca por Afonso de Albuquerque, Portugal tomou posse do maior entreposto comercial do sudeste asiático. Malaca era a porta para o oriente desconhecido. Fernão de Magalhães participou na conquista da cidade e era homem da confiança de Albuquerque.
 
Foi em Malaca que Magalhães conheceu Henrique. Para alguns um jovem malaio, na opinião de outros, de Sumatra ou mesmo das Filipinas. Não se sabe o seu verdadeiro nome, sabe-se sim, que acompanhou Fernão Magalhães no seu regresso a Portugal, onde foi batizado com o nome de Henrique.
 
Henrique de Malaca não foi um mero servo, tornando-se amigo e alguém em quem Magalhães depositava confiança. Ambos embarcaram na maior aventura da época: a primeira viagem de circum-navegação na busca de uma nova rota para as ilhas das especiarias. Um plano concebido por Magalhães e posto ao serviço de Espanha. Uma viagem cheia de vicissitudes, traições, duríssima perante condições climatéricas extremas.
Henrique de Malaca embarcou como intérprete, cargo remunerado, e teve um papel importante na comunicação com os povos das ilhas do sudeste asiático, hoje em dia conhecidas como Filipinas.
 
O laço de amizade entre Fernão de Magalhães e Henrique era tão forte, que Magalhães o mencionou no seu testamento.
Após a morte de Fernão de Magalhães na batalha de Cebu, coloca-se a hipótese do Henrique de Malaca ter sido o primeiro homem a completar uma volta ao mundo, pois a possibilidade de ele ter regressado a Malaca, antes da nau Vitória e restante tripulação chegarem a Espanha, é considerável e plausível… mas ainda um mistério.
 
Trailer: https://vimeo.com/191084128
Duração do documentário: 71 minutos
 
Local: Sala Bang Venue – Torres Vedras
Praça Dr. Alberto Manuel Avelino
2560-284 Torres Vedras
www.bang.pt